• NOTÍCIAS

COBERTURAS TRANSPARENTES AMPLIAM SUA ÁREA EXTERNA

COBERTURAS TRANSPARENTES AMPLIAM SUA ÁREA EXTERNA

Vidro

A cobertura de vidro está ganhando o seu espaço e sua multifuncionalidade tem sido um fator predominante para o crescimento da sua preferência. Além de cobrir o ambiente e protege-lo dos agentes climáticos como vento e chuva, a cobertura de vidro deixa o ambiente iluminado e o amplia, e em casos que há a necessidade do cliente, elas podem proteger o ambiente dos raios solares, e até mesmo isolar o som.

Para todos os ambientes, o vidro mais adequado para essa função é o vidro laminado, entre 8 e 10mm. Esse vidro é formado por duas ou mais camadas que possuem entre elas uma película de polivinil butiral, que segura os estilhaços do vidro caso ele quebre, e evita acidentes. Nessa mesma linha, há também o vidro insulado-laminado, onde é adicionada uma camada de ar que recebe uma dupla selagem, tornando-o um excelente isolante térmico e acústico.

É possível adicionar algumas funções a esse tipo de vidro, como a função autolimpante e o controle solar. O autolimpante possui uma camada transparente de dióxido de titânio (TiO2) na superfície externa do vidro, que usa os raios UV (ultravioleta) e água para combater os resíduos acumulados com o tempo. Já o controle solar, possui camadas metalizadas em uma de suas superfícies que reduzem a passagem dos raios solares, mantendo a temperatura mais baixa e controlando a intensidade da luz.

Policarbonato

Esse é um material muito utilizado por ser mais leve, de fácil manuseio, e consequentemente, com um custo mais baixo. Sua transparência é menor que a do vidro, e possui pouco isolamento acústico e térmico.

Por ser mais leve, a estrutura desse material pode ser menos robusta. O policarbonato é mais resistente que o vidro e pode ser curvado a frio na própria obra, facilitando na hora da instalação. Esse é um material que possui uma dilatação maior, então é preciso calcular essa reação no momento de realizar o projeto.